quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Série Edulcorantes parte 2


Série Edulcorantes (2ª parte)

  
Você sabe como utilizar o seu adoçante? Ou apenas coloca inúmeras gotinhas ou exagera nos pacotinhos quando quer adoçar um cafezinho ou um copo suco? Confira algumas orientações para você utilizar melhor o seu adoçante de mesa!


·         Procure orientação antes de escolher um adoçante. Consulte o nutricionista, ele o é profissional habilitado para lhe indicar o adoçante ideal.
·         Utilize penas o adoçante que possui registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), este registro deverá estar impresso na embalagem do produto.
·         Utilize inicialmente uma pequena quantidade de adoçante, prove e se necessário, aumente gradativamente até obter o sabor adocicado desejado. Mas atenção se houver excessos na utilização do produto, o alimento ou preparação ficará com gosto residual, ruim, amargo ou metálico. Além disso, o excesso de adoçante não traz benefícios à saúde! O ideal é perguntar ao seu nutricionista quantas gotas, pacotinhos ou colheres (café, chá, sobremesa, sopa, etc.) você deverá utilizar durante o dia ou em cada preparação!
·         Atenção na substituição do açúcar por adoçante em suas receitas! Geralmente 10 gotas de adoçante líquido ou 2 pacotinhos de adoçante em pó correspondem a 1 colher de sopa de açúcar. Adoçantes de "forno e fogão" (adoçantes aerados) possuem medida equivalente à utilizada de açúcar na receita.
·         Leia o rótulo do adoçante! Verifique se o produto pode ser aquecido ou adicionado a receitas que vão ao forno ou fogão.
·         Preparações como bolos feitos com adoçante devem levar mais fermento e serem assados em assadeiras menores, pois ficam menos aerados ("crescem menos").
·         Solicite uma lista ao seu nutricionista de quais tipos de adoçantes você pode utilizar, caso você não goste do sabor de um determinado adoçante, poderá trocar por outro de uma maneira segura e bem orientada.


Referência bibliográfica

- Motta DC. Sobre Adoçantes (ou Edulcorantes) – sem açúcar, mas com afeto. In: Educação nutricional & diabetes tipo: compartilhando saberes, sabores e sentimentos. Piracicaba; Ed. Jacintha, 2009.
- Alvarez MM Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Nutrição e Atividade Física. Adoçantes: O que você precisa saber. Disponível em: http://nutricao.diabetes.org.br/adocantes. Data de acesso: 22/07/11.


Se você deseja receber nossos posts por e-mail, mande seus dados (nome, e-mail e profissão) para: bistrosaude@hotmail.com

ou cadastre-se ao lado para receber nossos posts no seu email

Ou visite no perfil no Facebook ou Twitter: 
         

Texto Elaborado por : 
Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299

Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893