sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Para atrair Bons Agouros para 2012 com Saúde!!!


Bem, este é o último post do Bistrô Saúde no ano de 2011. 
Sabemos que existem alguns alimentos que fazem parte da tradição de ano novo para atraírem boas novas. 
Então além das explicações tradicionais desses alimentos serem usados para atrair sorte, trouxemos as informações nutricionais e poderosas desses "Super- Alimentos"!!! Feliz Ano Novo! 

Lentilha: Atrai dinheiro, fartura e prosperidade. Para a simpatia “funcionar”, este deve ser o seu primeiro alimento ingerido na ceia. Deve-se comer um prato dos grãos à meia noite do primeiro dia do ano, em cima de uma cadeira, concentrando-se em bons pensamentos.

Lentilha: De origem asiática, pertence á família das leguminosas e tem uma grande quantidade de proteína vegetal, ultrapassando até a quantidade quando comparada ao feijão. A grande vantagem de proteínas de origem vegetal em relação ás carnes, é que ela não possui gordura saturada, e, além disso, contém fibras!
A lentilha contém Fósforo, ferro, e ácido fólico (nutriente importante para gestantes).


Resumindo: A lentilha:

     ü  Deixa a pele mais firme
     ü  Regula o Intestino
     ü  Sacia a Fome
     ü  Favorece o emagrecimento
     ü  Protege o feto
     ü  Reduz o risco de anemia (quando associada a alimentos ricos em vitamina C)
     ü  Reforça a defesa do organismo contra câncer de próstata

Dica para seu consumo: Antes de prepará-la, deixe de molho por aproximadamente 8 horas (de um dia para o outro), jogue a água fora,  e só depois disso, cozinhe a lentilha como de costume; As leguminosas em geral, inclusive a lentilha, contém substâncias que atrapalham a absorção dos nutrientes,  e quando diluída na água, ela libera essas substâncias.

Informação Nutricional: 100g (5 colheres de sopa) contém 93 calorias.
1 concha de lentilha cotem ácido fólico para 3 conchas de feijão!

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Uva: Atrai sorte e prosperidade. Existe duas simpatias: comer três uvas mentalizando um pedido no momento de engolir cada uma ou comer doze gomos mentalizando pedidos a cada mês do ano.

Considerada um Superalimento, ela melhora as defesas do organismo, previne o câncer e ainda auxilia na memória. Possuí uma substância chamada Antocianina, que é responsável pela coloração roxa da uva, e é um poderoso antioxidante, dificultando a formação de coágulos nas artérias, prevenindo assim, o entupimento de artérias.
Além dos nutrientes presentes em sua polpa, em sua casca, há uma grande quantidade de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, combatendo a constipação intestinal, e, além disso, estudos mostraram que ingerir a casca da uva combate a hipertensão.

Resumindo: A Uva:
    ü  É uma boa fonte de energia;
    ü  Combate a Osteoporose;
    ü  Protege o coração
    ü  Reduz taxas de colesterol Ruim;
    ü  Fortalece o sistema Imunológico;
    ü  Protege o coração;
    ü  Protege o aparecimento de câncer;

O vinho, que é um derivado das uvas, contém outra substância, o Resveratrol, que é muito importante para a saúde. Ele auxilia no tratamento do colesterol ruim, o LDL, atua como um agente anti-tumor no Pulmão, e ainda auxilia no combate á doenças inflamatórias, por ser um poderoso antioxidante devido á presença de um flavonóide chamado saponina em sua composição.

Informação Nutricional: 100g de Uva (1/2 cacho) contém 26 calorias
Porção ideal para reduzir o risco de infarto em até 40% (é claro, mantendo hábitos saudáveis de vida): Basta tomar 2 copos (200ml) de suco natural de Uva por dia!

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Romã: Atrai fartura e fertilidade. Para conquistar dinheiro, coma uma romã em sete pedaços e guarde as sementes dentro da sua carteira o ano todo, enroladas em um papel branco. Outra simpatia é que, à meia noite, deve-se prender três sementes da fruta nos dentes e pedir dinheiro para o ano vindouro.

É uma fruta originária da região do Oriente Médio. A árvore cresce em regiões áridas e a produção do fruto se dá no período de setembro a fevereiro. O suco da romã apresenta compostos fenólicos como: antocianinas, ácidos fenólicos e taninos. Estudos demonstraram que os compostos fenólicos da romã apresentaram influência sobre fatores biológicos, como diminuição da aterosclerose (entupimento das artérias), modulação das respostas antiinflamatórias e de enzimas do sistema de defesa antioxidante endógeno. Também os flavonóides extraídos do suco fermentado e do óleo da romã tiveram atividade antiinflamatória. Em sua totalidade, a romã é um alimento rico em nutrientes benéficos ao organismo:
As sementes são como verdadeiras jóias guardadas em cápsulas. Belas e aromáticas retêm a maior parte dos compostos benéficos. A parte branca que envolve a polpa concentra montes e montes de tanino, uma substância com potente ação adstringente. Não é aconselhável ingeri-la, já que o sabor não é nada agradável. Há dois tipos de romã: a amarelada, originária do Oriente Médio e facilmente encontrada por aqui, e a rosada, que surgiu no Canadá e é menos abundante em terras brasileiras. Ambas são igualmente ricas em nutrientes.

Resumindo: A  Romã:

 Atuação contra tumores;
*  Diminuição do risco do câncer de próstata;
*  Proteção maior contra males cardiovasculares;
 Ajuda a reduzir os teores de colesterol;
*  O consumo do suco promove uma significativa queda do LDL; 
Diminui a probabilidade de surgirem os temidos infarto e derrame;




Curiosidade: Para os cientistas, o fato de a romã reunir tantas substâncias benéficas não é mera coincidência, e sim conseqüência direta das adversidades de clima que seu pé enfrenta no habitat nativo. "Por ser natural de áreas praticamente desérticas, teve que se adaptar às mudanças bruscas de temperatura". Os componentes antioxidantes, no caso, serviriam para minimizar os danos da variação entre o calor escaldante do dia e o frio extremo da noite. Assim como o bom estoque de gorduras em suas sementes. Sem essa química, a germinação se tornaria difícil e a espécie simplesmente desapareceria do mapa.

Apesar de tantas qualidades, não é recomendável exagerar no consumo. É que a fruta concentra alguns componentes que podem atrapalhar a absorção de nutrientes e até mesmo causar desconforto gástrico.
Para contornar esses transtornos, vale apelar para alguns truques. Na preparação do suco, por exemplo, a sugestão é juntar água para que fique menos concentrado. Outro jeito de ingerir a fruta em pequenas porções é salpicá-la em saladas e usá-la como ingrediente de molhos, inclusive para sobremesas.

Informação Nutricional: 100 gramas de Romã contém 68 calorias.
Para atingir benefícios, ingerir um copo de suco de romã diluído em água por dia



Referências Utilizadas:



Tabela de composição centesimal UNIFESP: http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/

Oliveira, Lúcia Helena, Oliveira Fábio de. Guia de Nutrição – Revista Saúde é Vital: Editora Abril: São Paulo, 2010.


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Texto Elaborado por : 


Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299
Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893