segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sorvete Caseiro - Parte 2



Como o post Fruta no Palito, Eu Quero!!! foi um sucesso, o Bistrô Saúde resolveu trazer uma nova ideia:  Sorvete de Doce de leite de soja para quem tem intolerância á lactose e/ou ao glúten,  com 2 opções de caldas, além de um sorvete de Gaspacho, que é refrescante, leve, contém licopeno, um poderoso composto antioxidante! 

Aproveite!!!


Sorvete de doce de leite de soja


  Ingredientes:

- 1 lata de doce de leite de soja
- 2 caixas de creme de soja
- 3 gotas de essência de baunilha
- castanhas trituradas

Modo de preparo: Em um liquidificador bata o doce de leite de soja, o creme de soja e a baunilha, bata até que os ingredientes estejam incorporados formando uma massa homogênea.
Transfira a massa para um refratário de vidro ou metal tampado ou coberto por filme plástico para alimentos, leve ao congelador. Depois que a massa estiver firme, bata novamente no liquidificador para evitar a formação de cristais de gelo.
Transfira novamente a massa para um refratário de vidro ou metal tampado ou coberto por filme plástico para alimentos e leve ao congelador.
Depois de congelado, sirva em pequenas porções com a castanha triturada e a calda que desejar.

Dica: Caso você não encontre o doce de leite de soja, cozinhe 1 lata de leite condensado de soja em panela de pressão por 40 minutos.

Receita adaptada.

Sorvete de Doce de leite de soja
Rendimento: 9 porções de 80 g (1 bola média)
KCAL
CHO
PROT
LIP
Fibra
Porção (1 bola média + 1 colher de sobremesa rasa de castanha triturada)
226,9
22,4
2,04
14,3
0,3


Sugestões de calda.


Calda de doce de leite de soja.
Ingredientes
½ lata de doce de leite de soja
1 colher de sobremesa rasa de margarina sem leite
½  xícara (chá) de leite de soja original (sem sabor)

Modo de preparo

Em uma panela misture o doce de leite de soja e a margarina,  leve ao fogo baixo mexendo sempre, acrescente o leite de soja aos poucos e mexa para que os ingredientes sejam incorporados. Assim que a calda estiver com uma textura mais fina, retire do fogo.
Você pode utilizar a calda ainda quente ou fria.

Rendimento: aproximadamente 250g
KCAL
CHO
PROT
LIP
Fibra
Porção (1 colher de sopa: 20g)
55,3
7,9
0,78
2,14
0,03



Calda de Chocolate

Ingredientes
½ xícara (chá) de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara (chá) de leite de soja
1 e ½ colher de sopa de margarina sem leite

Modo de preparo

Dissolva o cacau pó, o açúcar no leite de soja. Acrescente a margarina. Leve ao fogo até levantar fervura. Quando levantar fervura, cozinhe por mais 2 minutos e retire do fogo.
Você pode utilizar a calda ainda quente ou fria.

Rendimento: aproximadamente 390 g
KCAL
CHO
PROT
LIP
Fibra
Porção ( 1 colher de sopa: 20 g)
44,7
5,4
15,3
1,8
1,12


Sorvete de tomate  (sabor gaspacho)

Ingredientes

- 4 tomates italianos maduros (680 g)
- 1 cebola pequena cortada na metade (125 g)
- 4 dentes de alho (15 g)
- 3 talos de cebolinha
- 6 folhas grandes de manjericão
- 8 gotas pimenta tabasco
- 1 pote de iogurte natural (170 g)
- sal
- folhas de manjericão para decorar

Preparo:
Coloque os tomates e a cebola em uma panela pequena e cozinhe em fogo médio até que as cascas dos tomates comecem a se desprender. Desligue o fogo, passe os tomates e a cebola pelo espremedor e volte o purê de tomates à panela. Junte o alho inteiro, a cebolinha, o manjericão e o tabasco e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de uma hora e meia, ou até que o molho não esteja mais ácido e sua consistência fique cremosa (com pouco líquido). Desligue o fogo, deixe esfriar e bata no liquidificador com o iogurte. Prove e, se necessário, acrescente um pouco de sal.
Despeje em um refratário largo e baixo (16 cm x 16 cm ou 12 cm x 18 cm) para facilitar o processo de congelamento e evitar a cristalização do sorvete. Cubra com filme plástico e leve ao congelador regulado na temperatura média (entre -10°C e -15°C) por, pelo menos, uma hora e meia. Retire o sorvete do congelador e bata-o em batedeira (velocidade máxima) por 10 minutos. Despeje novamente no refratário e leve ao congelador por, no mínimo, 30 minutos. Repita este processo mais 2 vezes.
Antes de servir, retire o sorvete do congelador e deixe em geladeira por 10 minutos.
Com a ajuda de um boleador, faça uma bola de sorvete, decore com uma folha de manjericão e sirva com salada de folhas variadas e queijos como a mussarela de búfala. 

Dicas:
- Para tornar esta receita mais prática, substitua os tomates frescos por tomates pelados enlatados. Cozinhe o molho por 30 minutos, apenas, ou até que a acidez do tomate tenha sumido e o molho fique com consistência cremosa (com pouco líquido).

- Se o sorvete ficar muito cristalizado, verifique se seu congelador está regulado na temperatura média. Bata o sorvete cristalizado na batedeira e leve ao congelador na temperatura correta, entre -10°C e -15°C, repetindo o processo de congelamento e batimento por 3 vezes.




Sorvete de Tomate
Rendimento: 8 porções de 80 g (1 bola média)
KCAL
CHO
PROT
LIP
Fibra
Porção (1 bola média)
30,3
5,3
1,62
0,55
1,9



Outra sugestão é fazer o seu pirulito de fruta geladinha, coberto com chocolate derretido, Nesta foto (retirada do facebook "Mania de Nutricionista"), a sugestão é de espetar rodelas de kiwi num palito de sorvete, banhar com chocolate, e levar para gelar! Uma opção refrescante e saborosa. A dica do bistrô para essa sugestão é usar outras frutas, como: morango, banana, figo, abacaxi, cereja sem caroço, maçã, pêra, entre outras, e se puder, banhar em um chocolate meio amargo, assim não fica tão doce!

Se você deseja receber as newsletters do Bistrô, mande seus dados (nome, e-mail e profissão) para:
 bistrosaude@hotmail.com

ou cadastre-se ao lado para receber nossos posts no seu email

Ou visite no perfil no Facebook ou Twitter: 


                  


Texto Elaborado por : 


Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299
Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893