quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Soja

Hoje o Bistrô Saúde está inaugurando a aba "Super Alimentos".
Nela, você encontrará informações sobre aqueles alimentos que trazem uma série de benefícios á saúde, com dicas, curiosidades e receitas!
Hoje, começaremos falando da Soja, um "Super Alimento" de verdade!
Esperamos que gostem!

Componente essencial de uma alimentação balanceada,é um dos vegetais com maior valor nutritivo por conter grande quantidade de proteína (mesmo sendo de origem vegetal).

Seu óleo contém grande quantidade de vitamina E (que melhora os níveis do bom colesterol, o HDL).







Principalmente na forma de extrato ("leite"), ainda possui isoflavonas (que zelam pela integridade do DNA, ou seja, previne o surgimento de câncer). 




Além disso, bloqueia a ação de alguns agentes cancerígenos (presentes em corantes, conservantes presentes em produtos enlatados e embutidos).







Combate a osteoporose, por auxiliar a deposição de cálcio nos ossos.









Diminui as chances do infarto, por conter antioxidantes.
Segundo a IV Diretriz Brasileira de Dislipidemias, Consumindo 25 g de soja/dia, você pode reduzir o colesterol ruim, ou seja o LDL, em 6%.






A melhor fonte de isoflavona e de proteínas, é sem dúvida, o grão de soja cozido.

4 colheres (sopa) de soja(100g) = 173 Kcal

Para conseguir benefícios, basta ingerir 2 col(sopa) por dia, de soja em grão cozida.



Abaixo, trouxemos a você, 4 receitas utilizando a soja! Clique nas imagens e será direcionado á receita, ou senão, entre na nossa aba Receitas, e confira!

 "Amendoim de soja"  
(clique na figura e confira a receita)



"Hamburguer de soja assado"
(clique na figura e confira a receita)



"Kinako (farinha de soja) e granola com soja"
(clique na figura e confira a receita)


Essas receitas são fáceis, práticas, e com certeza te trarão muitos benefícios!!
Bom Apetite!



Referências utilizadas:


Tabela de composição centesimal UNIFESP: http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/


Dolinsky M. Nutrição Funcional. Ed Roca: São Paulo, 2009.




Iv Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias E Prevenção Da  Aterosclerose, 2007 . Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/programas/Diretriz_Brasileira_Dislipidemias_Aterosclerose.pdf Acesso em: 29/02/2012.



Oliveira, Lúcia Helena, Oliveira Fábio de. Guia de Nutrição – Revista Saúde é Vital: Editora Abril: São Paulo, 2010.



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Texto Elaborado por : 


Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893
Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299