quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns ao Dia Internacional das Mulheres!

Parabéns aquela que dá origem à vida! Parabéns a você MULHER!

Sim nós somos a maioria que move este país! Segundo dados do Ministério da Saúde representamos 50,77% dos brasileiros! E ainda dizem que somos o sexo frágil!
Para comemorar este dia especial, nós do Bistrô Saúde, vamos falar de um assunto sério: Saúde da Mulher!
O sexo feminino passa por constantes transformações ao longo da vida. Tantas mudanças requerem cuidados especiais, cada faze deste desenvolvimento tem características peculiares e necessidades individuais.
Durante a infância o requerimento energético inicialmente oferecido pelo aleitamento materno e posteriormente pela alimentação completar e geral, deve garantir o desenvolvimento físico e mental do indivíduo, neste período a introdução de uma alimentação adequada é fundamental para a formação do hábito alimentar saudável . Na adolescência, fase de crescimento acelerado, as mudanças hormonais e a menarca provocam mudanças físicas e comportamentais, deste modo, a alimentação adequada é fundamental para garantir uma transição adequada e segura para a vida adulta. 
Na vida adulta o aporte energético bem como o oferecimento adequado de vitaminas e minerais previne o aparecimento de doenças, garante a manutenção da saúde e prepara o organismo feminino para a possível reprodução.
Durante a gestação a alimentação deve garantir os nutrientes necessários para mãe e para o desenvolvimento do bebê, o ganho de peso deve ser gradual e de acordo com o estado nutricional que antecede a gestação, neste momento o acompanhamento nutricional e médico é fundamental.
Na lactação o aporte energético ainda deve ser maior que o habitual a fim de garantir os nutrientes necessários para produção do leite. A ingestão de líquidos, principalmente água, é fundamental neste período.
Passadas estas fases, o organismo feminino sofre grandes transformações ocasionadas pelo envelhecimento do organismo.  Dentre elas está o climatério, período que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher, a menopausa (encerramento do ciclo menstrual) é o marco para esta fase que ocorre em torno dos 48 a 50 anos de idade. Assim como nas outras fases da vida, a alimentação tem de ser variada para garantir os nutrientes necessários e prevenir ou controlar doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras.
Por este motivo, conhecer as peculiaridades e necessidades de cada fase é fundamental para garantir saúde da mulher, por isso, nós do Bistrô Saúde separamos materiais especiais sobre este assunto! Confira! Gostou do assunto? Visite nossa biblioteca e tenha acesso a mais informações!
E você mulher, cuide da sua saúde e seja feliz!!!!!!! Parabéns pelo seu dia!!!!!!
Um grande beijo a todas as nossas leitoras!!!!

Entre na nossa Biblioteca, e acesse o Post Saúde da Mulher, ou Clique nesse link para ser direcionado á pagina e fazer download dos textos e arquivos que preparamos para você!


Se você deseja receber as newsletters do Bistrô, mande seus dados (nome, e-mail e profissão) para:
 bistrosaude@hotmail.com

ou cadastre-se ao lado para receber nossos posts no seu email

Ou visite no perfil no Facebook ou Twitter: 


                  

Texto Elaborado por : 


Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893
Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299