segunda-feira, 11 de junho de 2012

Para um jantar especial - A Dois....


Dia dos Namorados chegando....e se você está pensando em fazer um jantar especial a dois, está no lugar certo!! Hoje, o Bistrô trouxe uma sugestão de jantar para o dia dos namorados! Um cardápio saboroso, com dicas que o tornem leve  para você e seu amor aproveitarem a noite toda sem nenhum desconforto!!! Além disso, trouxemos algumas dicas de filmes românticos para assistirem juntos, e também algumas ideias de decoração da mesa de jantar....Gostou? Então Clique e confira!!!



Cardápio do dia dos namorados!

Fondue de queijo Light:
Obs: Imagem meramente ilustrativa. Retirada do Google imagens. 

Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 200g de cream cheese light
- 200g de queijo minas fresco
- 400ml de leite desnatado
- 150g de requeijão light
- 100g de queijo cottage
- 1 colher de sobremesa de noz-moscada
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 100mL de vinho branco seco

Modo de Preparo
Esfregue o dente de alho na panela de fondue. Bata o cream chesse, o queijo minas, o requeijão, o queijo cottage, o amido de milho, o vinho e um pouco do leite no liquidificador. Passe este creme para uma panela e leve ao fogo baixo até derreter bem e começar a engrossar. Vá acrescentando o leite aos poucos, se achar que precisa amolecer, até que fique na consistência adequada. Despeje o creme na panela de fondue.
Sugestão de acompanhamento: Pão de forma integral ou de centeio cortado em cubos, levemente dourado no forno, com um fio de azeite extravirgem e ervas, como manjericão ou orégano, ou alecrim. Mini cenouras ou palitinhos de cenoura, flores de brócolis, também combinam e trazem um frescor e leveza ao prato.

Rendimento: 6 porções. Você pode fazer metade da porção, ou fazer tudo e apenas usar metade do creme para o jantar.  

Sugestão de acompanhamento: Pão de forma integral ou de centeio cortado em cubos, levemente dourado no forno, com um fio de azeite extravirgem e ervas, como manjericão ou orégano, ou alecrim. Mini cenouras ou palitinhos de cenoura, flores de brócolis, também combinam e trazem um frescor e leveza ao prato.

KCAL
CHO(g)
PTN(g)
LIP (g)
POR PORÇÃO
263
7,0
17,0
16,0



Cheesecake light com calda de frutas vermelhas
Obs: Imagem meramente ilustrativa. Retirada do Google imagens.

Ingredientes:
Massa
-1/2 xic. (chá) de farinha de trigo
-1/2 xic. (chá) de aveia em flocos
-1/2 xic. (chá) de margarina light


Recheio
-400g de ricota amassada
-1 lata de leite condensado light
-1 pote de iogurte natural integral
-1 col. (café) raspas de limão


Cobertura
-200 g de geleia de frutas vermelhas diet (ou o sabor de sua preferência) ou
-2 pacotinhos de polpa de frutas vermelhas congeladas.
-½ xic. (chá) de água.

Modo de Preparo
Massa: Em uma tigela funda, junte todos os ingredientes. Com o auxilio das mãos, misture os ingredientes, amasse-os até obter uma massa uniforme.
Transfira a massa para uma fôrma de fundo falso e espalhe com os dedos para forrar todo o fundo. Reserve.
Recheio: Bata a ricota na batedeira, juntando o leite condensado em fio até ficar bem cremoso. Junte o Iogurte e as raspas limão e despeje sobre o fundo da torta reservada. Leve ao forno preaquecido (180ºC), por cerca de 20 minutos. Retire do forno e, quando esfriar, leve à geladeira por cerca de 4 horas.
Cobertura: Aqueça em fogo brando a geléia e a água, mexa até diluir ou formar uma calda espessa.
No caso da polpa, basta deixar que a polpa descongele e se misture à água. Deixe ferver e assim que a calda estiver mais espessa, retire a mistura do fogo.
Se preferir adoce a calda com adoçante culinário (forno e fogão) a gosto.
Sirva sobre o cheesecake.

Rendimento: 10 porções. 
KCAL
CHO(g)
PTN(g)
LIP (g)
Fibras (g)
POR PORÇÃO
271,9
36,9
10,7
8,8
5,4



Para completar o jantar, faça uma decoração temática á altura do amor de vocês!


A decoração da mesa de jantar fará toda a diferença neste dia tão especial.

A seguir, algumas dicas para ajudar:
-Escolha onde será o jantar: na mesa de jantar, na mesa de centro da sala, na varanda gourmet, etc...
-Escolha uma toalha adequada ao tamanho da mesa com cores ou desenhos que remetam ao amor, como o vermelho, ou rosas vermelhas;
-Velas! Ah, as velas!..Elas trazem uma meia luz, ideal ao clima de romance.
- Não se esqueça das flores naturais para decorar a mesa, e das pétalas para o ambiente;
- E o principal: a trilha sonora! Grave um CD com as músicas que você acha mais adequadas para a ocasião, e deixe tocando..Fará toda a diferença essa trilha sonora personalizada.
A mesa pode ser decorada de varias maneiras, basta você usar a sua criatividade, aproveitando o que você tem em casa, como aquela louça especial, e aquelas taças lindas...

E para completar esta noite, o Bistrô trouxe algumas sugestões de filmes ideais para assistir no dia dos namorados, caso você e seu amor prefiram esticar o programa em casa mesmo!...Abaixo as sugestões, com uma sinopse para que você possa escolher!

Dicas de Filmes para o dia dos Namorados.
 P.S. Eu te amo: Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês engraçado por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry morre, ela entra em profunda depressão. Mas ela não esperava que Gerry havia deixado diversas cartas antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda, mas também de sua própria redescoberta.




Letra e Música : Hugh Grant é Alex Fletcher, um cantor que já teve dias melhores. Sua gravadora pede para que ele componha em alguns dias um grande sucesso que conquiste o público juvenil, apesar dele nunca ter composto a letra de nenhuma música em sua carreira. Ele recebe a ajuda da jovem Sophie (Drew Barrymore) para atingir seu objetivo.


Enrolados : Quando Flynn Rider, o bandido mais procurado e encantador do reino, se esconde em uma misteriosa torre, acaba sendo feito refém por Rapunzel, uma esperta adolescente, dona de um enorme cabelo dourado de 21 metros de comprimento, que está confinada na torre. Então, na esperança de ter finalmente encontrado seu bilhete de saída do cativeiro onde permaneceu durante anos, essa captora fora de série sela um pacto com o ladrão.


 

Diário de uma Paixão: Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.


Bem, o Bistrô só pode desejar aos apaixonados, um ótimo dia dos namorados!


Referências utilizadas:
para as receitas:
NEPA-UNICAMP. Tabela brasileira de composição de alimentos. Versão II. Campinas: NEPA-UNICAMP; 2006.105p.
Pinheiro ABV, Lacerda EMA, Benzecry EH, Gomes MCS, Costa VM. Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 5ª ed. São Paulo: Editora Atheneu; 2004. 131p
Sites utilizados: http://panelinha.ig.com.br/site/receita/receita.php?id=664; http://tudogostoso.uol.com.br/receita/24158-cheesecake-light-de-limao.html

 Site pão de Açúcar: http://www.paodeacucar.com.br/ 
para os filmes:


Se você deseja receber as newsletters do Bistrô, mande seus dados (nome, e-mail e profissão) para:
 bistrosaude@hotmail.com
ou cadastre-se ao lado para receber nossos posts no seu email

Ou visite no perfil no Facebook ou Twitter: 
               
Texto Elaborado por : 
Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893
Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299