quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dúvida do leitor: Posso congelar o pão sem sal que fiz???




Recentemente, recebemos um email de um leitor do Bistro, com a seguinte mensagem:

"moro sozinho e tenho pouco tempo disponível. Como pão de manhã e a noite,

pois além de ser bom é mais facíl do que jantar. Não tenho muito tempo p
fazer durante a semana, vcs tem alguma dica de lugar para comprar pães sem
sal ou fazer muitos e congelar? Obrigado"
Achamos interessante publicar a resposta num post, pois esta pode ser a dúvida de muitos!
Confira a resposta !


Quanto a sua dúvida, não há problemas se você fizer uma quantidade relativamente grande de pães sem sal e congelar.

Segundo nossas pesquisas, alimentos podem ser armazenados de 3 a 12 meses em um congelador doméstico, no entanto, este período pode variar de acordo com os produtos e a matéria prima utilizada na receita. No caso dos pães, receitas com recheio de creme ou com frutas possuem uma validade menor.

No caso da receita de Pão sem sal que sugerimos, cada pão rende em média 40 fatias (equivalentes ao do pão de forma industrializado). Neste caso você consumirá aproximadamente 2 receitas por mês, pois come pão 2 vezes ao dia.

Você poderá tranquilamente fazer 2 receitas e consumi-las durante 30 dias, assim você terá que fazer os pães apenas 1 vez o mês.

Mas atenção! Tome algumas precauções:

- Verifique a data de validade de todos os produtos utilizados na elaboração dos pães, não use produtos com prazo de validade vencido;

- Tome todos os cuidados de higiene durante e após a preparação dos pães. Assim você evitará a contaminação cruzada e o comprometimento da qualidade do produto final. Lave bem as mãos e higienize bancadas e utensílios usados na preparação dos pães;

- Quanto ao congelamento, para facilitar o manuseio e armazenamento, divida os pães em pequenas porções (ex: 2 fatias), assim tanto o congelamento e descongelamento serão mais práticos, rápidos e seguros. Você poderá separar as fatias em potes plásticos ou sacos plásticos de congelamento de alimentos.

- Quanto ao descongelamento, você pode descongelar as fatias no microondas ou sanduicheira (caso queira consumi-las imediatamente) ou descongela-las em geladeira (em um recipiente tampado ou saco para congelamento de alimentos, acondicionado na 1ª prateleira da geladeira),quando o consumo não for imediato.

- Nunca descongele alimentos fora da geladeira! O risco de proliferação bacteriana é muito grande quando aos alimentos processados (em especial os congelados) são expostos à temperatura ambiente.
Tomando estes cuidados básicos você sempre terá um pão de qualidade e saudável!
Esperamos ter lhe ajudado, mas caso haja mais dúvidas entre em contato conosco!
Estaremos à disposição!
Obrigada e até mais!
Att.
Ticiane e Ana Carolina - Equipe Bistrô Saúde.

Referências bibliográficas
Fellows, PJ. Food Processing Technology - Principles and Practice. 2nd Edition. Woodhead, London, 2000. Disponível em:http://www.eufic.org/index/pt/

Cartilha: Produzir com qualidade e segurança para o consumidor. ABIP e SEBRAE
·                     http://www.eufic.org/index/pt/