quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Especial Dia das Crianças - Educação Nutricional

No dia das crianças, o Bistrô preparou uma série de dicas importantes na educação nutricional de crianças, para enriquecer seu acervo e de ideias e receitas!
Confira!!


Educação Nutricional! Um presente maravilhoso que você pode dar a uma criança!


Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizados em 2008-2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 em cada 3 crianças brasileiras com idade entre 5 a 
9 anos estão com peso acima do recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Estima-se que 1 em cada 5 jovens com idade entre 10 e 19 anos apresentem sobrepeso e acredita-se que 1/5 da população infantil já está afetada por este problema.¹
Sabemos que a obesidade é uma doença de escala Mundial, associada a inúmeras patologias como a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, renal, entre outras, que geram ônus financeiros aos cofres públicos.
O primeiro levantamento sobre os custos da obesidade no Brasil, realizado em 2003, mostrou que são gastos aproximadamente 1 bilhão e 100 milhões de reais a cada ano com internações hospitalares, consultas médicas e remédios para o tratamento do excesso de peso e comorbidades associadas.²
Diante dos inúmeros dados e pesquisas sobre as consequências da obesidade fica a pergunta: por onde começar?
PREVENÇÃO! Promover mudanças de hábitos, incentivar a alimentação saudável e a prática de atividade física são grandes atitudes de combate e prevenção da obesidade. Quanto mais cedo estas iniciativas forem inseridas na vida de cada criança, maiores serão as chances de que ela tenha um desenvolvimento adequado e se torne um multiplicador de atitudes saudáveis.
Neste contexto a atuação do nutricionista é de fundamental importância! Incentivar práticas alimentares saudáveis, promover a educação nutricional em casa (tanto com os pais/família quanto diretamente com a criança), nas escolas, creches, postos de saúde, são umas das inúmeras ações que este profissional pode exercer em prol de uma infância mais saudável!
Visando auxiliar os nutricionistas neste trabalho tão importante e aproveitando 2 dias tão especial, 11 de Outubro - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE e o 12 de Outubro - DIA DAS CRIANÇAS, o Bistrô Saúde preparou uma série de dicas e materiais de apoio para colaborar em estratégias de educação nutricional!
Esperamos que estas dicas possam fazer parte de iniciativas de promoção à saúde que respeitem as necessidades de cada população e que possam contribuir para inserção do profissional nutricionista nesta luta pela Saúde Pública!

Aí vão nossas dicas!

Materiais para download!












Dicas de Livros, CD e sites!




Música Popular nutritiva


Educação Nutricional Através da Música.
COMPREENDE UM LIVRETO COM CD.

Autora: Tânia Bicalho
As ilustrações são de Bello e os textos da Nutricionista Ana Livia de Oliveira. 

A Professora Iracema Abranches assina a produção executiva. 
Todas as letras e músicas são de autoria de Tânia Bicalho (Nutricionista, cantora, compositora e multi-instrumentista mineira), assim como todos os arranjos. 
Os instrumentos (violões, violas, baixo, teclados, escaleta, percussões etc.) também foram todos tocados por ela. 
Para mais informações visite: http://www.facebook.com/musicapopularnutritiva
Ou entre em conato pelo e-mail: mpnvendas@bol.com.br






Só Nutrição

Site dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de compreensão do conteúdo a partir de jogos.



Vitaminix

Site com diversas atividades e materiais dedicados a educação infantil, inclusive educação nutricional. Nele são disponibilizados materiais, jogos e atividades. Busque também o menu principal para ter acesso às demais atividades.



Referências Bibliográficas.

1 - Portal Brasil. Consumo consciente. Conheça campanha contra a obesidade infantil. Data de acesso: 10/10/12.
2 - ENES, Carla Cristina; SLATER, Betzabeth. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Rev. bras. epidemiol.,  São Paulo,  v. 13,  n. 1, Mar.  2010. Data de acesso: 10/10/12.   Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2010000100015&lng=en&nrm=iso  .







Se você deseja receber as newsletters do Bistrô, mande seus dados (nome, e-mail e profissão) para:
 bistrosaude@hotmail.com
ou cadastre-se ao lado para receber nossos posts no seu email

Ou visite no perfil no Facebook ou Twitter: 
               

Texto Elaborado por : 
Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893
Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299