terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Reportagem do Bistrô á Revista Veja! Dezembro/2012



O Bistrô está avançando fronteiras e alcançando reconhecimento Nacional por sua capacidade em transmitir a informação da maneira mais clara possível, sempre, com respaldo técnico e científico.
A Revista veja desta semana: Edição 2299 Ano 45 nº50 do dia 12 de Dezembro de 2012, publicou uma matéria sobre Ceia de Natal Saudável, na qual o Bistrô Saúde fez parte! Gostaríamos de Agradecer por fazerem parte desta conquista, pois sem vocês, queridos leitores, isso não seria possível! 
Um grande beijo no coração de todos, Um Feliz Natal e um 2013 repleto de realizações e sucessos! 
Confira na íntegra, a matéria elaborada para a Revista Veja!


Nas épocas festivas, somos tentados pelo clima de comemoração e acabamos exagerando. Não precisamos nos privar dos pratos típicos. O segredo é comer com moderação e saber fazer as escolhas certas, não só no natal ou ano-novo, mas durante o ano todo!
Por exemplo: 1 fatia média (90 g) de lombo assado  tem aproximadamente 210 Kcal e 6,4g de gordura. Em comparação, a mesma quantidade de peru assado, possui 163 Kcal e 5,7g de gordura, e no Tender assado, 115 Kcal e 3,5g de gordura.
Há também, opções que além de saborosas, trazem uma série de benefícios á saúde. Confira alguns exemplos na tabela abaixo:


Alimento
Benefício
Kcal por porção
Romã
- Possui poderosos compostos fenólicos, que previne a formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose).
- Antioxidantes do grupo das antocianinas, que previnem o envelhecimento precoce das células¹
100g da semente - 56 Kcal ³
Nozes
Possui boa relação de gorduras do grupo ômega-6 e ômega-3, que ajudam na diminuição do LDL-colesterol (colesterol ruim) no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares²
2 nozes - 62 Kcal³
Lentilha cozida
Possui grande quantidade de fibras, (aumentando a saciedade, auxiliando no emagrecimento, e na função intestinal), e ferro (que associada á vitamina C, previne a Anemia)³
5 col (sopa) de lentilha - 93kcal³
Abacaxi cru
 Possui uma enzima chamada bromelina (presente principalmente na casca), com atividade proteolítica, ou seja, facilita a digestão de proteínas, e auxilia o amaciamento de carnes4
2 fatias pequenas -48Kcal³


Hoje em dia, dependendo do tipo preparação (doce, salgado, gratinado, cozido, frito, assado, etc.) existem inúmeros recursos para transformar um prato no seu valor calórico sem alterar sabor e textura. A seguir, algumas dicas e sugestões de substituições:

Alimentos
Substituições
Creme de leite
Creme de leite light ; creme de soja; iogurte natural;requeijão light;
Queijos amarelos
ricota, tofu, queijo minas fresco, requeijão light; queijo cottage;
Manteiga
azeite de oliva; creme vegetal;
Temperos e molhos prontos
ervas finas, temperos in natura, condimentos, especiarias, molhos caseiros, etc.
Alimentos refinados (pão branco, massas, arroz, farinha):
alimentos integrais


Dicas
- Retire a gordura aparente de carnes e aves, antes do preparo;
- Prefira pratos assados cozidos ou grelhados ao invés de frituras;
- Para que sua carne assada não fique ressecada, substitua o óleo ou manteiga por suco de frutas cítricas (laranja, abacaxi).
- Prefira frutas in natura, ou sobremesas á base de frutas.
-Evite o consumo excessivo de bebida alcoólica: cada grama de álcool tem 7Kcal. Opte por drinques sem álcool, ou preparados com menor quantidade;
-Sirva aperitivos saudáveis, como: palitos de cenoura crua, pepino, aipo, antepastos de legumes (berinjela, pimentão, tomate), canapés de pão integral e creme de ricota com erva finas, etc.


Há opções para que a ceia de natal dos intolerantes á lactose e ao glúten também seja saborosa!
Para os intolerantes ao glúten (IG), preparações feitas com trigo, cevada, centeio, malte e aveia, devem ser substituídas por: batata, arroz, mandioca, soja,  inhame, milho, e seus derivados (farinhas e féculas) polvilho, amido de milho, fubá, tapioca, linhaça, farinha de amaranto, farinha de quinoa, farinha de amêndoas, farinha de araruta e farinha de banana verde.

DICA: Para substituição defarinhas com glúten na preparação de pães, bolos, massas e tortas, utilize receita da mistura de farinhas clicando aqui 

Em relação aos intolerantes á lactose (IL), o componente que deve ser evitado ou ingerido em menor quantidade é a lactose. Deste modo os intolerantes á lactose devem preferir: alimentos ou preparações á base de iogurte, coalhada, queijo minas, ricota, queijo cottage, leite de soja.

Vale lembrar que tanto aos intolerantes ao glúten, quanto aos intolerantes á lactose, é permitido o consumo de frutas, legumes, verduras, carnes, ovos,  leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha e soja) e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, castanha da Amazônia, de caju, avelã, macadâmia, gergelim, linhaça, semente de abóbora, etc.), além dos produtos industrializados isentos de glúten, e com baixo teor de lactose.

Receita fácil e rápida: Quiche de alho poro com alecrim sem glúten e sem lactose
(receita adaptada do site Panelinha)
PARA A MASSA
Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de mistura de farinhas sem glúten
100 g  de margarina sem lactose
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água fria
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Com a masa, forre uma fôrma de fundo removível, cubra com filme plástico e leve á geladeira. Reserve.

PARA O RECHEIO
Ingredientes
2 alhos-porós em fatias finas
2 colheres (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
4 ovos
400 ml de queijo cottage
sal e noz-moscada a gosto
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Em uma panela, aqueça o azeite e em seguida, refogue o alho-poró até que fique com aparência transparente, mexendo sempre. Adicione o alecrim e tempere com sal, desligue o fogo e reserve. Numa tigela, junte o queijo cottage e os ovos, misture bem até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada.  Retire a fôrma da geladeira, distribua o alho-poró refogado, cobrindo o fundo da fôrma. Em seguida, despeje a mistura de ovos e queijo cottage sobre o alho-poró. Leve ao forno para assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada. *receita adaptada.
Rendimento: 10 porções (de aprox 130g)

Por porção
Kcal
PTN(g)
LIP(g)
CHO(g)
253
11,2
8,5
31,3

Referências Utilizadas:
Associação dos Celíacos do Brasil: www.acelbra.org.br/
1-Revista Brasileira de Ciências farmacêuticas, 2007. 
2- Revista de Nutrição, Campinas, 2010. 
3-TACO, 2011; 
4-Revista Brasileira de Fruticultura, 2009.
www.panelinha.com.br


Se você deseja receber as newsletters do Bistrô, mande seus dados (nome, e-mail e profissão) para:
 bistrosaude@hotmail.com
ou cadastre-se ao lado para receber nossos posts no seu email

Ou visite no perfil no Facebook ou Twitter ou FALE CONOSCO !!!
               
Texto Elaborado por : 
Ana Carolina Assad - Nutricionista - CRN3: 27893
Ticiane Gonçalez Bovi - Nutricionista - CRN3: 27299